O clareamento dental é um dos métodos mais comuns e procurados nos consultórios odontológicos. Os resultados são bem efetivos. Portanto, com o método é possível voltar a esbanjar o seu sorriso com total segurança. É a oportunidade que você tem para acabar com o aspecto amarelado dos dentes e deixar todos eles com a aparência bem mais saudável e bonita.
Mesmo com todos esses benefícios apresentados, podem surgir algumas dúvidas em como o clareamento dental é feito. Pode ficar tranquilo, pois este artigo tem o objetivo de responder essas dúvidas e te fazer entender os principais detalhes do clareamento dental. Quem pode fazer o procedimento? Quais são os cuidados que você deve tomar após a realização? A ideia é esclarecer esses e outros questionamentos e te deixar tranquilo quanto ao tratamento.
Então, sem mais delongas, conheça detalhes sobre o clareamento dental.
Afinal, como é realizado o clareamento dental?
Como já dissemos, o clareamento bucal é um dos tratamentos odontológicos mais procurados por quem busca manter a beleza dos dentes. O intuito do procedimento é retirar os pigmentos que provocam manchas ou deixam os dentes escuros. O motivo do aparecimento desses pigmentos é a alimentação. Isso porque alguns resíduos de comida entram em contato direto com o esmalte dentário e chegam até a dentina, onde eles ficam acumulados.
Caso você não saiba, o clareamento dental é uma reação química. No procedimento é utilizado o gel clareador à base de peróxido de carbamina ou hidrogênio. Ele é aplicado diretamente no dente e consegue realizar a quebra das moléculas de pigmento. Quando o material entra em contato com o dente, acontece a sua absorção e as moléculas de cor da dentina são quebradas. Com isso, o resultado não poderia ser outro: sorriso mais bonito!
O tratamento deve ser feito com a supervisão de um dentista, para que o andamento do procedimento seja feito com total segurança. Quanto ao tempo do clareamento dental, a sua duração é de 25 a 30 dias.
É importante ressaltar que o clareamento dental pode ser feito em casa ou no consultório. Porém, sempre com a supervisão do de um profissional apto, como destacado anteriormente. Quando o clareamento dental é feito no consultório, o nível de concentração da substância clareadora é maior e o dentista pode fazer uso do laser com o objetivo de potencializar os resultados. A duração desse processo gira em torno de 45 minutos a 1 hora. A sua repetição é necessária em um intervalo de 7 a 10 dias.
Outra alternativa que pode ser bem eficaz é o clareamento dual. Ele faz a associação do método caseiro com o laser. A duração é de 35 a 40 dias. O uso do produto é mesclado com as sessões de laser.
Os benefícios do clareamento dental
O clareamento dental é fundamental, pois além de proporcionar a beleza dos dentes, ele também apresenta vários benefícios. Podemos destacar alguns deles, como:
- Rapidez no procedimento
- Tratamento seguro
- Alta durabilidade
- Elevação da autoestima
Quem não pode fazer o tratamento?
Diferentes grupos de pessoas podem fazer o tratamento. Isso confirma o quanto o procedimento é plural e prático. Porém o clareamento dental não é indicado para um grupo específico de pessoas. Veja quais são:
- Gestantes e lactantes;
- Pessoas com algum tipo de doença que afeta o desenvolvimento dentário, como, por exemplo amelogênese completo e dentinogênese;
- Pessoas com hipersensibilidade dental e problemas bucais, como cáries ou periodontite;
- Casos que envolvem dente quebrado, desgastado ou com a dentina exposta.
Faça o seu clareamento dental
Como você viu ao longo do texto, o clareamento dental oferece alguns benefícios interessantes e contribui para a beleza dos seus dentes. Esperamos que o artigo tenha respondido alguns de seus principais questionamentos à respeito do tratamento.