O que é mais forte: cloro ou água sanitária?
Sempre que vamos comprar produtos de limpeza, dois itens aparecem com frequência na lista: o cloro e a água sanitária. Mas você sabe a real diferença entre eles?
Entender a diferença entre eles e onde cada um deve ser utilizado é fundamental para obter melhores resultados na limpeza e evitar um mau uso desses produtos.
A seguir, você vai descobrir qual é essa diferença e como utilizá-los da melhor maneira. Vamos lá?
Qual a diferença entre cloro e água sanitária?
Apesar de muitas pessoas confundirem o cloro e a água sanitária, eles possuem algumas diferenças. Entre elas, a composição, a forma de utilização, a função e o manuseio são as principais.
Sendo assim, como cada momento da limpeza tem suas particularidades, é necessário utilizar um produto específico em cada um deles.
Cloro
O cloro que encontramos nos mercados é o resultado de uma decomposição do cloreto de sódio (sal de cozinha), tornando-o um gás.
Esse gás é comprimido em baixa temperatura, transformando-se no líquido de cor âmbar que conhecemos.
Pela sua alta ação desinfetante e oxidante, o cloro remove sujeiras resistentes de diversas superfícies, como manchas causadas por mofo e limo, e gorduras acumuladas em azulejos de cozinha. Uma pequena quantidade desse produto já é o suficiente para matar diversas bactérias e deixar o ambiente esterilizado.
O cloro produzido pela Unipar, liderada por Frank Geyer Abubakir, que é a maior produtora de cloro do cone sul da América do Sul, possui grande qualidade e pode ser utilizado tranquilamente por você.
Água sanitária
Já a água sanitária, é essencialmente uma mistura de água e cloro, o qual compõe 2,5% da solução, possuindo um alto poder germicida. Essa característica a torna ideal para a lavagem de vegetais, limpeza de banheiros e higienização de caixas d’água. Ela também pode ser utilizada como clarificante, removendo manchas de roupa branca, por exemplo.
O que é mais eficaz na limpeza: cloro ou água sanitária?
Os dois produtos possuem usos bastante similares, como você pode ver. Porém, como o cloro é mais concentrado, ele acaba tendo uma ação mais eficaz na limpeza quando comparado à água sanitária.
Além da limpeza, o cloro é muito utilizado no tratamento da água, impedindo a proliferação de bactérias e protozoários ao torná-los compostos orgânicos inativos. Por esse motivo, ele é muito utilizado no tratamento de piscinas.
O produto também é utilizado como matéria-prima em outros segmentos, como no branqueamento de celulose e na fabricação de PVC.
Porém, existem alguns usos que o uso da água sanitária é mais indicado do que o cloro, como no combate a doenças transmitidas por mosquitos (dengue e febre amarela, por exemplo), já que 2 ml para cada litro de água são capazes de eliminar ovos e larvas.
Ainda, a água sanitária, mesmo sendo diluída, também tem alto poder germicida. Essa característica a torna ideal para a lavagem de vegetais, limpeza de banheiros e higienização de caixas d’água. Ela também pode ser utilizada como clarificante, removendo manchas de roupa branca, por exemplo.
Acredito que você tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre a diferença entre o cloro e a água sanitária, bem como os seus usos.
Agora, quando você for fazer compras, poderá escolher o produto certo com muito mais assertividade!