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Quinta-feira, 21 Novembro, 2024

Fidelização dos usuários deve ser foco para aumentar vendas

Fidelização dos usuários deve ser foco para aumentar vendas

Com a competição cada vez mais acirrada, a fidelização de clientes se tornou fundamental para o varejo,embora muitas marcas ainda priorizem a conquista de novos usuários. 

“A fidelização de clientes traz benefícios que vão além das vendas contínuas e redução do custo de aquisição de leads”, destaca Priscilla Levinsohn, diretora de marketing do Colinas Shopping.

Isso porque nem todos os empreendedores possuem programas assertivos para atrair o público, e podem estar perdendo a chance de aumentar suas vendas.

Por esse motivo, especialistas indicam as melhores alternativas para manter os consumidores fiéis, e reforçam a importância dessa prática.

Veja dicas para melhorar a sua fidelização de clientes e ter mais foco no público.

Quais a importância e os benefícios da fidelização do cliente?

De acordo com uma pesquisa realizada pelos especialistas em CRO da Invesp, melhorar a retenção de clientes em 5% aumenta consideravelmente os lucros, podendo chegar a resultados até 95% mais favoráveis.

Além disso, clientes fiéis geram três vezes mais receita do que outros compradores, potencializando o ticket médio do empreendimento.

Assim, é fundamental investir em estratégias que ofereçam recompensas para o público continuar comprando no seu varejo.

Segundo o mesmo levantamento, 84% dos consumidores dizem que são mais propensos a ficar com uma marca que oferece um programa de fidelidade vantajoso.

Ou seja, é essencial não apenas pensar em formas de fidelização de clientes, como também trazer benefícios que sejam atrativos para o seu público-alvo.

Para isso, especialistas indicam ser necessário conhecer os hábitos e preferências do cliente. “Com a pandemia os consumidores se adaptaram a comprar de duas formas, presencial e digital.

Mesmo com  a volta do funcionamento normal do comércio, muitos consumidores ainda  optam por unir as duas experiências, ou seja, ir até a loja experimentar uma roupa e depois pedir para entregar em casa.

Outros preferem sair de casa para confraternizar com outras pessoas e, porque não, comprar algum produto mesmo sem ter planejado”, aponta Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping, em seu artigo especial para o portal Exame

Com o avanço das tendências do e-commerce, fidelizar os clientes significa ter um público cativo na rede, ajudando a consolidar sua marca e reforçar sua presença entre os concorrentes.

Dicas para melhorar a fidelização de clientes

Para melhorar a sua fidelização de clientes e a experiência do usuário no seu empreendimento, vale a pena seguir algumas dicas que podem ajudar nessa implementação. Confira:

1. Atendimento de qualidade

Uma das principais formas de fidelizar clientes é investir em um atendimento de qualidade durante toda a jornada.

Se for uma compra presencial, treine seus colaboradores para ajudar o público de forma humanizada e compreensiva. Pelos aplicativos, ofereça uma boa experiência de usuário com atendimento rápido.

2. Foque na demanda do cliente

Assim como comentou Priscilla Levinsohn, é necessário conhecer o cliente antes de fidelizá-lo, para focar na sua demanda.

Por isso, entenda o que seu consumidor procura e precisa, para poder atendê-lo de maneira assertiva e eficiente. Isso irá contribuir para que o público continue comprando no seu negócio.

3. Ofereça recompensa 

Para uma boa fidelização de clientes, é essencial oferecer recompensas que sejam vantajosas para o público.

Elabore campanhas de pontos, disponibilize descontos exclusivos e trace estratégias para que o consumidor sinta que está ganhando ao continuar comprando naquele estabelecimento.

4. Trabalhe com digital e físico

Atualmente, os canais físico e digital se unem para proporcionar a melhor experiência de usuário possível, e é importante trabalhar com ambas as alternativas.

Dessa forma, você poderá atender seu cliente onde quer que ele esteja, na plataforma de sua preferência, de maneira prática e rápida, contribuindo para uma maior satisfação.

Quando investir na fidelização de clientes?

Se você deseja se destacar entre os concorrentes e consolidar a sua marca no mercado, vale a pena investir na fidelização de clientes quanto antes.

Essa estratégia não apenas contribui para a sua imagem, como também permite aumentar seu faturamento e o ticket médio.

Por isso, implemente algumas dicas e acompanhe as orientações de profissionais da área, como Priscilla Levinsohn, para atrair e manter seu público do jeito certo.

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