Dia do Esportista: relembre nomes importantes do esporte brasileiro!
O Dia do Esportista, comemorado em 19 de fevereiro, é uma data que celebra o esporte e os profissionais, e reforça a importância da prática.
Como muitas celebrações no calendário, é uma forma de conscientizar essas atividades como forma de desenvolvimento e pela busca de uma vida mais saudável.
Além disso, também homenageia pessoas que se dedicam na carreira e divulgam o talento brasileiro mundo afora.
E por falar em homenagem, o canal da TV UniverCidade traz entrevistas interessantes com grandes nomes do esporte brasileiro, como forma de contribuir para essa celebração. Vale a pena conferir o conteúdo exclusivo para comemorar essa data.
Quando surgiu o Dia do Esportista?
O Dia do Esportista surgiu por meio da Lei nº 8.672, em 6 de julho de 1993, conhecida como “Lei Zico”. Seu texto determinava o dia 19 de fevereiro como Dia Nacional do Esporte.
No entanto, outra lei, nº 9.615, em março de 1998, revogou o primeiro texto. É a norma conhecida popularmente por “Lei Pelé” ou “Lei do passe livre”.
Sua intenção era fazer com que o dia 23 de junho fosse o Dia do Desporto, por conta do Dia Mundial do Desporto Olímpico, unificando as comemorações.
Contudo, a população já tinha adotado a primeira celebração para comemorar e incentivar a prática esportiva no Brasil.
Por esse motivo, 19 de fevereiro ainda é lembrado como o momento de celebrar o esporte e incentivá-lo entre a população.
Afinal, existem diversos benefícios físicos e mentais na prática. Além de melhorar a saúde e movimentar o corpo, também ajuda no ânimo, disposição e energia.
Os esportes também liberam hormônios importantes para o organismo, e ajudam na autoestima, por impactarem positivamente no corpo e na imagem. Assim, quem pratica esporte é mais saudável e mais feliz.
Os grandes nomes do esporte brasileiro
Para comemorar o Dia do Esportista no Brasil, vale a pena lembrar de alguns dos grandes nomes do esporte nacional. Algumas das personalidades mais marcantes incluem:
- Robson Caetano: ex-atleta brasileiro de corridas de curta distância, participou de quatro Jogos Olímpicos;
- Bernardinho: ex-jogador de vôlei e treinador da Seleção Brasileira por muitos anos, levou o Brasil a várias medalhas de ouro;
- Jacke Silva: ex-jogadora de voleibol brasileira, campeã olímpica em 1996 no vôlei de praia, atleta do Flamengo;
- Tande: ex-jogador de voleibol brasileiro, que se destacou na Seleção Brasileira;
- Jr Negão: futebolista brasileiro que se destacou como atacante;
- Marlon Sandro: lutador brasileiro de artes marciais mistas, campeão peso-pena.
Essas e outras personalidades são homenageadas pelo Dia do Esportista no canal da TV UniverCidade no YouTube.
A instituição de ensino criada por Ronald Levinsohn foi uma das mais importantes no Rio de Janeiro nos anos 2000, e desenvolveu diversas iniciativas para preservar o cenário audiovisual brasileiro.
Por isso, disponibiliza entrevistas e conteúdos exclusivos de vários personagens marcantes para a história. Todo seu acervo pode ser acessado gratuitamente, para incentivar as homenagens para grandes nomes nacionais.
Por que comemorar o Dia do Esportista?
O Dia do Esporte Nacional é uma data que incentiva e celebra a prática de atividades físicas. Esse hábito pode proporcionar uma rotina mais saudável e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.
Além disso, permite desenvolver outras habilidades, como trabalho em equipe, concentração, fortalecimento muscular e competitividade saudável. Por isso, é fundamental celebrar o esporte e comemorar uma data especial que valoriza as atividades e também os profissionais que se dedicam a ela.