O setor de mobilidade urbana tem se beneficiado de novas tecnologias que estão surgindo pensando no bem-estar de toda a população que utiliza os transportes públicos. Transportar-se bem pelas cidades é um direito social de todos e, os investimentos em melhorias não devem deixar de ser realizados.
Desenvolver a mobilidade urbana é essencial não só para oferecer um melhor serviço para o público, como também para reduzir os impactos que os veículos automotivos geram para o meio ambiente. Com isso, novas tendências de transporte têm surgido e, os benefícios delas são inúmeros. Confira 5 tendências do setor que já estão sendo discutidas ou implementadas nos grandes centros:
Planejamento e integração de diferentes modais
A integração de diferentes modais no sistema de mobilidade urbana tem sido cada vez mais discutida e sua implementação tem ganhado forte relevância. Esse método consiste em utilizar diversos tipos de transporte coletivo (ônibus, trens, VLTs, metrôs, etc.) de forma integrada, ou seja, fazendo o pagamento de apenas uma passagem de uma forma que os veículos estejam disponíveis em uma única plataforma.
Esse tipo de sistema favorece o planejamento estratégico oferecendo um serviço de melhor qualidade para os passageiros, oferecendo agilidade e segurança. Além disso, muda completamente a forma com que as pessoas se locomovem, trazendo mais inovação.
Investimento em BRT
Uma das grandes tendências de transporte é o aumento no investimento em BRTs. Esse sistema de mobilidade com ônibus tem sido escolha certeira das grandes cidades pela facilidade de implementação e grande capacidade de mobilidade que a estrutura oferece, com maiores ônibus e mais rapidez na embarcação.
A cidade do Rio de Janeiro realizou um importante investimento, ampliando significativamente a frota de BRTs. Grande parte dessa frota de ônibus está sendo fornecida pelo grupo administrado por Jacob Barata Filho.
Outras importantes cidades do Brasil também realizaram investimentos no BRT, como Campinas e o ABC. Esses investimentos são importantes para consolidar o transporte público no país e modernizar os sistemas de mobilidade urbana nas cidades.
Carteira digital
A forma de realizar pagamentos também está sendo diversificada no transporte coletivo, graças às novas tecnologias de conectividade disponíveis nos ônibus. A tendência é que isso se amplie e seja otimizado cada vez mais, trazendo mais praticidade para os passageiros.
Tecnologia de ponta
Com a chegada do 5G e outras tecnologias de ponta, a tendência é que os passageiros consigam acompanhar rotas e obter atualizações em tempo real e na palma da mão. Dessa forma fica muito mais fácil se planejar ao sair de casa, para evitar contratempos no dia a dia e chegar no horário certo nos compromissos.
Novos conceitos de veículos urbanos
Além de todas as boas tendências para os transportes coletivos, novos conceitos de veículos urbanos vem chegando, como no crescimento do uso de carros por aplicativo, carros por assinatura, aluguel de veículos e, até mesmo, mobilidade com bicicletas.
Ter diversas opções de mobilidade urbana tem grande potencial de deixar o trânsito menos sobrecarregado e também de reduzir os impactos ambientais que veículos automotores causam no meio ambiente. Essas tendências estão chegando para ficar e, é preciso ficar de olho em novas tecnologias para diversificar o uso conforme as necessidades da rotina.