17.1 C
São Paulo
Domingo, 10 Novembro, 2024

Como está o marketing da sua empresa?

Marketing é uma ciência do consumo, uma área do conhecimento que une a comunicação, a psicologia comportamental, a estratégia e a gestão para levar produtos e serviços até os clientes.

Marketing é um conjunto de atividades orientado a entender e atender as necessidades do cliente. Na área de marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou usuário.

Por cliente, no entanto, estamos tratando de todos os estágios do processo de compra e relacionamento, desde o prospect (pessoa interessada em mais informações sobre a marca e os produtos) até o ex-cliente (alguém que já comprou e deixou de comprar), incluindo todas as etapas intermediárias neste relacionamento.

O objetivo do marketing é entender tão bem o consumidor que ele se torne cliente de uma empresa e nunca mais deixe de sê-lo. Marketing bem estruturado é aquele que faz com que o produto se venda praticamente sozinho.

O profissional de marketing pode atuar em diversas frentes, desde o planejamento até o relacionamento com os consumidores. Pode cuidar das estratégias iniciais e até mesmo executar o que foi planejado, como é o caso dos profissionais de marketing direto.

Em muitas empresas, a área de vendas responde às necessidades do marketing, executando as atividades de venda que fazem parte do ciclo de relacionamento com os clientes. Em outras organizações, o marketing dá suporte à área de vendas, atuando nos processos das atividades comerciais.

Hoje existem diferentes vertentes de marketing, como o marketing orientado a vendas, o marketing orientado ao relacionamento, o marketing orientado à marca (ênfase em branding), marketing orientado ao produto, o marketing digital, o inbound marketing, entre outras vertentes. Algumas vertentes não passam de títulos pomposos criados para vender alguma ferramenta, outras são respostas a mudanças na sociedade às quais a área de marketing precisa reagir.

Definições de Marketing

Dentre as mais relevantes definições de marketing, selecionei aquelas que representam realmente o total das atividades de marketing:

“Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”. – Definição da American Marketing Association (2005)

“A atividade, conjunto de instruções e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. – Definição da American Marketing Association (2008)

“Satisfazer o cliente de forma lucrativa, criando relação de valor com clientes importantes”. – Philip Kotler

“Identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente de forma lucrativa”. – Chartered Institute of Marketing

“O conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Esta troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor”. – Raimar Richers

“A função elementar do marketing é contar uma boa história, gerar percepção de valor e criar um posicionamento na mente do cliente.” – Rafael Rez

Marketing é uma ciência do consumo, uma área do conhecimento que une a comunicação, a psicologia comportamental, a estratégia e a gestão para levar produtos e serviços até os clientes.

Marketing é um conjunto de atividades orientado a entender e atender as necessidades do cliente. Na área de marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou usuário.

Por cliente, no entanto, estamos tratando de todos os estágios do processo de compra e relacionamento, desde o prospect (pessoa interessada em mais informações sobre a marca e os produtos) até o ex-cliente (alguém que já comprou e deixou de comprar), incluindo todas as etapas intermediárias neste relacionamento.

O objetivo do marketing é entender tão bem o consumidor que ele se torne cliente de uma empresa e nunca mais deixe de sê-lo. Marketing bem estruturado é aquele que faz com que o produto se venda praticamente sozinho.

O profissional de marketing pode atuar em diversas frentes, desde o planejamento até o relacionamento com os consumidores. Pode cuidar das estratégias iniciais e até mesmo executar o que foi planejado, como é o caso dos profissionais de marketing direto.

Em muitas empresas, a área de vendas responde às necessidades do marketing, executando as atividades de venda que fazem parte do ciclo de relacionamento com os clientes. Em outras organizações, o marketing dá suporte à área de vendas, atuando nos processos das atividades comerciais.

Hoje existem diferentes vertentes de marketing, como o marketing orientado a vendas, o marketing orientado ao relacionamento, o marketing orientado à marca (ênfase em branding), marketing orientado ao produto, o marketing digital, o inbound marketing, entre outras vertentes. Algumas vertentes não passam de títulos pomposos criados para vender alguma ferramenta, outras são respostas a mudanças na sociedade às quais a área de marketing precisa reagir.

Definições de Marketing

Dentre as mais relevantes definições de marketing, selecionei aquelas que representam realmente o total das atividades de marketing:

“Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”. – Definição da American Marketing Association (2005)

“A atividade, conjunto de instruções e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. – Definição da American Marketing Association (2008)

“Satisfazer o cliente de forma lucrativa, criando relação de valor com clientes importantes”. – Philip Kotler

“Identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente de forma lucrativa”. – Chartered Institute of Marketing

“O conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Esta troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor”. – Raimar Richers

“A função elementar do marketing é contar uma boa história, gerar percepção de valor e criar um posicionamento na mente do cliente.” – Rafael Rez

Como está o marketing da sua empresa?

Notícias Relacionadas

Jeferson Silva, Servidor Da Câmara De Ourilândia Do Norte (Pa), Se Destaca Como Liderança No Poder Legislativo

O sucesso do Encontro Interlegis em Belém, PA, foi um marco para o avanço da transformação digital nas câmaras municipais de todo o Brasil!Com...

“Mulheres Da Governança”: Um Marco Na Representação Feminina Em Espaços De Decisão

Dia 2 de dezembro será emblemático para a governança no Brasil, com o lançamento do livro "Mulheres da Governança" durante a cerimônia do Prêmio Rede...

São Paulo Recebe Encontro Inspirador Com José Roberto Marques, Dr. Victor Marques E Alzira Fernanda Brasil

São Paulo recepcionou o casual e significativo encontro de três personalidades de grande relevância no Brasil: a renomada apresentadora, palestrante e mentora Alzira Fernanda...

Permaneça Conectado

22,036FãsCurtir
2,506SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -

Latest Articles

Jeferson Silva, Servidor Da Câmara De Ourilândia Do Norte (Pa), Se Destaca Como Liderança No Poder Legislativo

O sucesso do Encontro Interlegis em Belém, PA, foi um marco para o avanço da transformação digital nas câmaras municipais de todo o Brasil!Com...

“Mulheres Da Governança”: Um Marco Na Representação Feminina Em Espaços De Decisão

Dia 2 de dezembro será emblemático para a governança no Brasil, com o lançamento do livro "Mulheres da Governança" durante a cerimônia do Prêmio Rede...

São Paulo Recebe Encontro Inspirador Com José Roberto Marques, Dr. Victor Marques E Alzira Fernanda Brasil

São Paulo recepcionou o casual e significativo encontro de três personalidades de grande relevância no Brasil: a renomada apresentadora, palestrante e mentora Alzira Fernanda...

Nayuta Capital Destaca O Impacto Positivo Do Crescimento Do Comércio Entre China E Brasil Em 2024

Banco de investimentos chinês iniciará operações no Brasil em 2025 para fomentar novas oportunidades econômicas e de cooperaçãoSão Paulo, 01 de novembro de 2024...

Bram Offshore E C Innovation, Empresas Do Grupo Chouest, Elevam Padrões Na Gestão De Fornecedores Com Tecnologia Da Techsocial

Solução integrada otimiza operações, fortalece a integridade e amplia visibilidade da cadeia de suprimentos.Em sua busca contínua por maior eficiência e sustentabilidade, a Bram...