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Terça-feira, 3 Dezembro, 2024

INBOUND MARKETING: como implantar na sua empresa e 6 passos

Você sabe o que é Inbound Marketing

A técnica que tem feito grandes marcas abandonarem o velho marketing? 

Neste artigo você vai conhecer o conceito e os fundamentos sobre do IB. 

E ainda explicamos como implantar o método na sua empresa, em 5 passos.

INTRODUÇÃO

Você ainda contrata serviços oferecidos por telemarketing? Assiste ao intervalo comercial do jogo de futebol até o final? 

Se a resposta foi não, saiba que você não está sozinho.

9 em cada 10 brasileiros buscam na internet soluções de compra. É o que aponta o levantamento feito pelo SPC Brasil

O cliente não espera mais que um vendedor lhe diga qual produto é o mais econômico. Ou quais suas características. 

As informações de que o cliente precisa estão a apenas um clique de distância.

E o papel de uma boa estratégia de marketing é colocar o seu site entre os principais resultados de busca.

Descubra como!

O QUE É INBOUND MARKETING

O Inbound Marketing é uma forma de prospecção passiva. Baseada em atrair o consumidor em potencial, ao invés de ir até ele.

Inbound x Outbound Marketing

Outbound Marketing

Também chamado de Marketing Tradicional. 

É uma técnica de marketing digital que se opõe ao Inbound Marketing.  

Os anunciantes usam a publicidade para “ir até os consumidores”, por meio da prospecção ativa

Geralmente está relacionado à interrupção, como nos comerciais de TV ou rádio.

Inbound Marketing

Já no Inbound Marketing ou Marketing de Atração, ocorre o contrário. 

O objetivo é atrair visitantes, ao invés de ir até eles, através da prospecção passiva

Marketing de Conteúdo

Você verá que o conceito de marketing de conteúdo estará presente em toda a nossa interação. 

Isto porque, o Inbound Marketing utiliza dessas técnicas para chegar ao objetivo. Que é o de concretizar vendas, é claro.

O Marketing de conteúdo fornece ao visitante de seu site, blog ou redes sociais conhecimento

A chave, aqui, é deixar claro que quer apenas ajudá-lo a resolver um problema. E não convencê-lo a comprar de você.

Mas não é esse o nosso objetivo? Vender?

Claro!

A questão é que você não constrói confiança se parece desesperado demais para vender. 

Existem técnicas que aumentam a autoridade da sua marca sobre o assunto e o número de acessos ao site.

É isso o que explicamos nos próximos tópicos!

VANTAGENS DO INBOUND MARKETING

O Inbound Marketing tem ganhado cada vez mais espaço graças aos benefícios que tem em relação ao marketing tradicional. Dentre eles, podemos citar:

  • Baixo CAC (custo de aquisição de cliente)
  • O Inbound Marketing é cerca de 62% mais barato do que o marketing convencional (DemandMetric).
  • Permite a construção de campanhas de resultado duradouro. Você investe uma vez na produção de cada conteúdo de qualidade, que sempre trará visitantes para seu site. 
  • Menor rejeição do que o marketing de interrupção.
  • Maior engajamento nas redes sociais.
  • Além disso, o  ROI (retorno sobre investimento) do Inbound Marketing é de 275%, segundo dados do Hubspot.

COMO IMPLANTAR O INBOUND MARKETING EM 6 PASSOS

A metodologia para implementação do Inbound Marketing no seu negócio baseia-se nas fases do funil de vendas. São elas:

1 .ATRAIR

Você precisa ter público!

Antes de apresentar seu produto/serviço de maneira brilhante, precisa ser visto. 

Existem 2 técnicas para aumentar o tráfego para seu site ou página. São elas:

1.1. Tráfego orgânico

Este é o foco do Inbound Marketing.

São os acessos à uma página web, site ou rede social originários de pesquisas dos usuários em motores de busca. Opõe-se ao tráfego pago, oriundo de anúncios.

O segredo para trazer o público até sua marca está na produção de conteúdo.

E não é qualquer conteúdo. O que atrai mais as pessoas deve conter 2 características fundamentais: deve ser de qualidade e ter valor

Tem que oferecer algo às pessoas. Seja entretenimento, educacional, engraçado… 

Deve haver um motivo que faça com que as pessoas tenham interesse em te procurar.

Isto porque, num primeiro momento, você se comunica com o topo do funil de vendas. Ou seja, qualquer pessoa é um cliente em potencial. 

E o nosso objetivo é levá-la até o fundo do funil: aquela parcela de pessoas que efetivamente adquire seu produto ou serviço.

Como tornar meu conteúdo interessante?

Existem diversas técnicas para tornar o conteúdo mais atraente para o leitor. Um artigo só não daria conta delas.

Por isso, desenvolvemos o E-BOOK GRATUITO: Guia Definitivo do Inbound Marketing

Confira!

1.2. Tráfego pago

Já o Tráfego Pago refere-se aos acessos ao site oriundos de anúncios ou postagens pagas.

É basicamente como os mecanismos de busca e redes sociais ganham dinheiro. 

Sua capacidade de influência nas decisões de compra dos consumidores é inegável. 64,8% das mulheres brasileiras já mudaram seus hábitos de compra por causa das redes sociais. É o que mostra pesquisa realizada pela CNDL em parceria com o SPC Brasil, em 2016.

Mas atenção! Os anúncios no Inbound Marketing tem uma finalidade distinta dos utilizados no Outbound. Aqui, o objetivo é aumentar os acessos ao seu conteúdo.

Existem diversos tipos de anúncios pagos. Aqui elencamos os mais utilizados e suas características essenciais:

– Google Ads

– Rede de exibição (ou rede de display)

– Facebook Ads

– Instagram Ads

Quer saber mais sobre essas plataformas?

Também analisamos os principais pontos de cada uma delas no nosso E-BOOK GRATUITO: Guia Definitivo do Inbound Marketing

2 .CONVERTER

Esta fase é equivalente ao meio do funil, que já tratamos aqui. 

O objetivo é converter (visitantes em leads) e educar (sobre sua marca/produto/serviço).

Como educar? 

  • Crie um blog.
  • Alimente seu blog com conteúdos de interesse: informativos, divertidos, etc.
  • Invista em redes sociais.
  • Disponibilize um e-book para download gratuito, etc.

Como converter?

  • Assinatura da newsletter do site.
  • Permissão para receber novidades e promoções exclusivas pelo whatsapp e e-mail.
  • Formulário de cadastro para baixar o e-book. 
  • Formulário para orçamento ou contato.
  • Clicar num link sugerido.
  • Clicar em anúncio.

Certifique-se de obter dados relevantes para as próximas fases do funil. Queremos saber mais sobre as preferências do nosso público. 

3 .RELACIONAR

O relacionamento com o consumidor é fundamental para a construção e afirmação de qualquer marca no mercado. E deve se estender até o pós venda.

A partir disso, você já conhece melhor quem acessa seu conteúdo. E pode adequar suas estratégias de marketing para torná-las mais efetivas.

Da mesma forma, o lead agora tornou-se um MQL (marketing qualified lead) ou, oportunidade de venda.

Já reconheceu que tem uma demanda pelo seu produto ou serviço. Também já se informou bastante sobre o tema. Agora pondera sobre as diversas soluções oferecidas no mercado. 

Que tal criar um senso de urgência?

  • Envie e-mail sobre os itens deixados no carrinho.
  • Informe sobre aquele precinho imperdível que só dura mais 1 dia.
  • Ou que o estoque do produto que aquele MQL visitou está baixo.

4 .VENDER

Finalmente o visitante do topo do funil de vendas se tornará um consumidor!

Garanta uma experiência de compra inesquecível. 

  • Chat;
  • Desconto a partir de determinado valor de compras;
  • Diversas formas de pagamento;
  • Um site com ágil e confiável;
  • Já no caso de vendas em loja física, garanta vendedores qualificados.

5 .ANALISAR

A efetividade de todas essas ações deve ser medida e analisada. Só assim poderemos maximizar os resultados: ter o maior lucrocom o menor investimento.

Esse processo é medida através da taxa de conversão, medida a partir de um cálculo simples:

A seguir, identificamos uma série de indicadores que devem ser observados em toda ação de marketing:

  • Taxa de conversão
  • ROI (Return On Investment)
  • Taxa de cliques
  • Evolução dos acessos ao site

Tratamos dessas métricas no nosso E-BOOK GRATUITO: Guia Definitivo do Inbound Marketing

6 . FIDELIZAR

As ações de marketing não se encerram no fundo do funil. É preciso garantir que o consumidor volte.

Para isso, devemos analisar todo o processo e conhecer os pontos passíveis de melhora.

Para isso:

  • Solicite a opinião do consumidor sobre a compra;
  • Conheça o valor médio de compras;
  • Gerencie resultados de e-mail marketing;
  • Monitore redes sociais;
  • Disponibilize ofertas exclusivas para o consumidor fidelizado;
  • Programa de pontos e vantagens;
  • Mantenha o cliente atualizado sobre as novidades da marca, etc.

Essa foi uma breve introdução ao conceito e vantagens do Inbound Marketing.

Para saber em detalhes como implementar a técnica no seu negócio, baixe grátis nosso E-BOOK GRATUITO: Guia Definitivo do Inbound Marketing.

Gostou do tema? Compartilhe em suas redes sociais!

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