Meditação no trabalho: quais os benefícios e como adotar esta prática?
Com prazos apertados, metas esticadas e o dia-a-dia cada vez mais corrido, o mundo do trabalho é bem estressante. Mas, técnicas como a meditação no trabalho podem ajudar a retomar o foco e a tranquilidade.
Em síntese, a meditação é uma prática de relaxamento corporal com o objetivo de promover a atenção plena e recuperar um estado de paz. Não é não pensar em nada, e sim aumentar a capacidade de focar sobre o que se faz.
Dentro da vida agitada, em que a saúde física, mental e emocional fica comprometida, a meditação entra como um respiro. Quer descobrir como essa prática pode melhorar o relaxamento e concentração da sua equipe? Então confira todos os benefícios de aderir à meditação no trabalho e, por fim, veja dicas de por onde começar.
Quais são os benefícios da meditação no ambiente de trabalho?
O ato de meditar ajuda na conexão entre corpo, mente e espírito promovendo a sensação de relaxamento e descanso. Assim sendo, ao praticar a meditação no ambiente de trabalho, você se beneficia de maior bem-estar, saúde mental e equilíbrio emocional.
Além disso, a meditação corporativa pode trazer benefícios como:
- Melhora da comunicação interpessoal
- Redução do estresse
- Aumento da concentração, memória, raciocínio e aprendizagem
- Melhora na capacidade de focar no presente
- Combate a insônia
- Diminuição da ansiedade
- Regulação do humor com maior controle sobre emoções positivas e negativas
- Maior capacidade de observação e proatividade
- Melhora da produtividade
Nesse sentido, a meditação ajuda o praticante a reagir com mais calma diante dos desafios, não só no horário de expediente como também na vida pessoal.
É justamente isso que Claudia Vieira Levinsohn acredita. Há mais de 30 anos, ela pratica a meditação e entende que essa atitude ajuda a transformar o ambiente de trabalho. Depois de um período de relaxamento e autoconhecimento, a meditação promove a diminuição do estresse corporativo.
3 bons motivos para adotar a meditação no trabalho
Ao adotar a meditação durante o trabalho, é possível acessar uma zona de autoconhecimento em que se aprende a equilibrar melhor os pensamentos. De certa forma, é um jeito de aquietar a mente e retomar o foco.
Ademais, para quem está na dúvida se começa ou não a reservar alguns poucos minutos diários para meditar (de 5 a 20 minutos é suficiente), separamos três motivos para levar em consideração:
Alívio do estresse
O estresse figura entre os principais motivos que levam funcionários a pedirem afastamento das atividades laborais. Desse modo, a meditação no trabalho ajuda a controlar melhor as emoções (principalmente as negativas) e a diminuir o estresse.
Isso é possível por meio de técnicas de relaxamento e de atenção plena ao presente, que desanuviam a mente e ajudam a se concentrar no que realmente importa dentro do trabalho.
Aumento do foco e concentração
A meditação no ambiente de trabalho permite pensar bem e executar tarefas com mais foco e concentração.
Afinal, a atividade auxilia no desenvolvimento do foco seletivo, em que o praticante passa a se concentrar naquilo que acontece ao seu redor de forma completa e em estado presente.
Com isso, consegue adotar uma postura relaxada e, ao mesmo tempo, concentrada naquilo que se dedica.
Aumento da produtividade
Imagine um ambiente de trabalho em que há pouco estresse, todo mundo está focado em suas atividades e em ajudar os colegas. Dentro desse espaço, naturalmente, a produtividade tem a tendência de aumentar.
Ao adotar a meditação no horário de trabalho, é exatamente isso que acontece. Com os colaboradores mais concentrados e relaxados para realizar suas tarefas, fica mais fácil se tornar produtivo. Além disso, a prática estimula a comunicação interpessoal e a proatividade.
Dicas de meditação na prática
Por mais que um ambiente calmo em que se possa relaxar seja ideal na meditação, isso nem sempre é possível no trabalho. Mas, você pode usar algumas dicas para lhe ajudar a se concentrar e, assim, obter os benefícios de meditar durante o expediente:
- Defina o melhor horário para meditar. Pode ser no início do expediente, depois do almoço ou depois de uma reunião, por exemplo;
- Escolha um lugar tranquilo para que não possa ser incomodado. Caso não seja possível, use fones de ouvido ou protetores auriculares;
- Mantenha uma postura ereta e de relaxamento enquanto medita;
- Se concentre na sua respiração e tenha atenção plena ao que está fazendo;
- Escute um mantra ou uma aula de meditação. Atualmente, diversos aplicativos podem lhe ajudar nessa etapa.
- Torne a meditação um hábito. Assim como um exercício físico requer prática, a meditação precisa de estímulos contínuos para potencializar seus benefícios.
Por fim, lembre-se de que a meditação é uma prática de autoconhecimento em que há conexão entre corpo, mente e espírito. Por meio dela, se assume uma postura mais tranquila e calma diante das situações do dia-a-dia corporativo.
Portanto, se você entende a necessidade de diminuir o ritmo em alguns poucos minutos por dia para depois voltar com tudo, a meditação no trabalho pode lhe dar essa reconexão.