Você sabe quais são os maiores produtores de soja do Brasil?
Neste post, vamos falar sobre a produção de soja em solo brasileiro e apresentar os principais produtores do grão no país. Continue lendo para saber mais!
Produção e destinos da soja
O Brasil é o primeiro no ranking dos maiores produtores de soja do mundo. Só na safra de 2020/21, a produção do grão chegou a 135.409 milhões de toneladas, superando outros grandes produtores mundiais, como Estados Unidos, China e Índia.
A produção de soja envolve desde a escolha do solo para a plantação, o planejamento logístico e o controle de pragas, até a colheita, o tratamento do grão e o transporte para armazéns, destinos nacionais e exportação.
Esse processo também inclui a pesagem dos grãos e o controle do clima e da umidade para garantir a qualidade da soja produzida. Ainda, os ciclos de produção, entre a plantação e a colheita, variam entre 60 e 120 dias, aproximadamente — tempo que pode depender da região de cultivo.
A maior parte dos produtores de soja do Brasil utiliza o método de plantio direto, embora o país tenha formas diversificadas de produção, investindo em tecnologia para reduzir o impacto ambiental e melhorar a produtividade nas fazendas.
Além disso, parte da produção de soja é destinada também à fabricação de muitos produtos utilizados diariamente pelos brasileiros. Alguns exemplos são o óleo e o leite derivados do grão, o biodiesel, além de medicamentos e cosméticos.
Nesse sentido, o Brasil é também um grande exportador do grão, também ocupando a primeira posição no ranking mundial, com uma produção de 82.979 milhões de toneladas em 2020.
Ademais, China, Holanda e Espanha são os principais destinos da soja brasileira para exportação. No ano passado, por exemplo, o país asiático comprou, em média, 60.601 milhões de toneladas do grão brasileiro. Para a Holanda, o Brasil exportou 3,3 milhões e para a Espanha 2,8 milhões.
Mas quais são os principais responsáveis pela produção de soja no país? Confira no próximo tópico!
3 maiores produtores de soja do Brasil
Embora as regiões Centro-Oeste e Sul concentrem a maior parte da produção brasileira de soja, o Nordeste também conta com cultivares adaptadas, o que permite à região também ser produtora do grão.
Nesse contexto, destaca-se o Oeste da Bahia, onde a Delfin Rio desenvolve um projeto, que foi responsável pela produção de mais de 311 mil toneladas de soja, milho e algodão na safra 2021. Além disso, o estado do Mato Grosso é o grande destaque da produção do grão em solo nacional, com mais de 35 milhões de toneladas produzidas na safra de 2020/21. Não por acaso, um dos maiores produtores de soja do Brasil está localizado nessa região.
A seguir, confira 3 referências na produção do grão no país!
1. Grupo Bom Futuro
Com matriz em Cuiabá, Mato Grosso, o Grupo Bom Futuro, de Eraí Maggi, é um das grandes referências em agronegócio no Brasil, com uma média de 530 mil hectares plantados.
Já a plantação de soja, o carro-chefe do Grupo, ocupa, aproximadamente, 280 mil hectares, o que corresponde a 1,3 milhão de toneladas do grão por safra.
Além disso, o empreendimento conta com 32 unidades centralizadoras, alto investimento em tecnologia, frota própria de transportes e mais de 7 mil colaboradores. O Grupo atua, ainda, na produção de milho, na pecuária, piscicultura e na produção de energia limpa e renovável.
2. SLC Agrícola
Com matriz em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a SLC Agrícola ocupa o segundo lugar no ranking de produção, com uma plantação de 448.568 hectares, sendo também um dos principais produtores de soja do Brasil.
Mas além do grão, o empreendimento também atua na produção de milho e algodão, pastagem e criação de gado, com 22 unidades em sete estados brasileiros.
Com uma produção de 470 mil hectares na safra de 2020/2021, a SLC Agrícola estima atingir 660 mil hectares para a safra de 2021/2022. Já a receita líquida da empresa no segundo trimestre de 2021 foi de R$ 1.043.853, com recorde de produtividade pelo terceiro ano consecutivo.
3. Grupo Amaggi
O Grupo Amaggi, com sede em Cuiabá, Mato Grosso, ocupa a terceira posição no ranking de produtores agrícolas no Brasil, com 258 mil hectares plantados.
Com mais de 5 mil funcionários e diversos escritórios pelo mundo, a empresa produziu mais de 1 milhão de toneladas de grãos e fibras na safra de 2020, sendo uma das referências na produção de soja em solo brasileiro e na exportação do grão.
Além da oleaginosa, o Grupo também investe na produção de milho e algodão, contando com tecnologias avançadas para o agronegócio.
Como vimos, temos os maiores produtores de soja do Brasil e do mundo, com perspectiva otimista para a produção do grão nos próximos anos. Não por acaso, o país é uma referência no assunto e desempenha um papel importante na distribuição do grão.