Saiba quais são as principais atividades de saneamento básico
Você conhece de perto como funciona o saneamento básico? Conheça a seguir um pouco mais sobre a importância do tratamento e distribuição de água potável para nossa sociedade.
O que é saneamento básico?
Saneamento básico é o conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma região, como o abastecimento de água, o tratamento e esgotamento sanitário, a limpeza e drenagem urbana, os manejos de resíduos sólidos e de água pluviais. É um direito garantido pela Constituição Federal e foi instituído pela Lei nº. 11.445/2007.
De forma resumida e simples, o saneamento se inicia na captação em reservatórios de água, que é onde ocorre o tratamento e a distribuição aos pontos de consumo industriais e residenciais. Logo em seguida, realiza-se o descarte em uma rede de esgoto, onde se direciona o resíduo para tratamento. Este é concluído quando a água tratada é devolvida ao seu ciclo natural.
Sendo de extrema importância para a sociedade, o saneamento básico contribui com a saúde, educação, o meio ambiente e a economia. A amplificação desse sistema, assim como sua modernização, beneficia o desenvolvimento social e econômico, empresas, as cidades e o país todo.
Assim, ampliar o atendimento dos serviços de água e saneamento significa levar saúde à população e diminuir fatores que precisam de urgente atenção, como a queda da mortalidade infantil, a redução da incidência de doenças causadas pela água não tratada, diminuição dos custos com a saúde, ou seja, menor volume de gastos com médicos, medicamentos e possíveis internações.
Segundo estimativas feitas pelo Instituto Trata Brasil (2018), serão necessários cerca de R$ 443,5 bilhões em 20 anos para que todos os brasileiros tenham acesso ao saneamento básico.
A coleta e tratamento de esgoto e a disponibilidade equilibrada de água têm, também, fundamental importância para a redução de diarreias, prematuridade e doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Quais são as principais atividades de saneamento básico?
O saneamento básico perpassa por vários serviços públicos presentes no cotidiano da população. São eles:
Tratamento e distribuição de água potável
O tratamento é realizado a partir de estações específicas. Após ser tratada, a água é distribuída aos reservatórios dos bairros, seguindo para as adutoras e entrando na rede de distribuição, chegando, enfim, ao consumidor final, estando apta para ser utilizada com segurança.
Coleta e tratamento de esgoto
A coleta e o tratamento de esgoto preservam os recursos hídricos e as fontes de abastecimento de água, pois elimina a contaminação e a transmissão de doenças, assim como a poluição dos córregos, mares e rios.
Dentro das casas, a água pós-utilizada passa por encanamentos, chegando às redes coletoras, localizadas nas ruas. Esse esgoto chega em tubulações enormes que o transportam até a estação onde será realizado o tratamento para a retirada de poluentes, e a água poderá ser devolvida aos cursos.
Drenagem urbana das águas pluviais
A Lei do Saneamento (Lei nº 11.445/2007), é a responsável pelo que ocorre às águas pluviais e seu manejo. Esse sistema traz muitos benefícios, como melhores condições de tráfego das pessoas e dos veículos, favorecendo à saúde e ao meio ambiente, e reduzindo os custos de manutenção das vias, dentre outros.
Coleta e destinação correta dos resíduos sólidos
Esse importante serviço, que é de competência dos municípios, pode ser realizado pelas empresas públicas e privadas. Regulamentada pela Lei 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabeleceu que a reciclagem é um dos objetivos para a gestão integrada e o gerenciamento de resíduos, por ser uma prática muito difundida e executada pela população, empresas, casas e condomínios.
A Unipar, liderada por Frank Geyer Abubakir, é a maior produtora de cloro do cone sul da América do Sul e contribui muito para o saneamento básico dessa região, já que o cloro é um produto presente no dia a dia da sociedade no tratamento de água potável e no tratamento de esgotos, por exemplo.
Como vimos, o saneamento básico é de extrema importância para a saúde de nossa sociedade, por isso, ainda se faz necessário forte ajuste e atenção a essa área em nosso país. Sigamos em frente.