Se engana quem acha que as soluções de mobilidade urbana impactam somente no trânsito local das cidades.
Mais do que isso, a qualidade de vida das pessoas é diretamente impactada com a cultura e estrutura de transporte público dos municípios.
A qualidade do transporte público no Brasil é tema que vem sendo discutido pelas autoridades e pelas empresas responsáveis pelo setor, afinal de contas, muitos dependem desse serviço, e até quem não depende, tem a vida impactada diariamente.
Entenda mais sobre o impacto causado na qualidade de vida em relação aos sistemas de transporte coletivo do país.
Qualidade de vida no transporte público: qual o impacto?
Contar com um transporte público de qualidade é um direito de todos. Mas sabemos que não é a realidade na maioria das cidades.
Além de questões práticas de deslocamento, a qualidade de vida também possui grande impacto no transporte público, como percursos longos, poluição sonora, grande espera, vulnerabilidade dos passageiros, dentre outras questões.
Entenda melhor os impactos de tudo isso abaixo:
Cansaço das pessoas
O tempo gasto utilizando transporte público pode trazer um grande prejuízo para a saúde das pessoas relacionado ao estresse e ao cansaço.
E essa questão se torna ainda mais problemática quando pensamos que muitos indivíduos utilizam dos serviços para chegarem ao trabalho todos os dias.
Além disso, os profissionais dos transportes coletivos enfrentam esse desafio diariamente.
Trânsito lento, grande fluxo de pessoas, poluição sonora, dentre outras questões, trazem malefícios para a qualidade de vida.
Menos produtividade
A falta de planejamento em mobilidade urbana, pode gerar todos os desconfortos citados anteriormente e ocasionar um problema maior de produtividade nas pessoas.
Muitos precisam sair de casa mais cedo para chegar no trabalho, causando um cansaço acumulativo, que impacta na produtividade, um problema comum enfrentado por muitas pessoas.
Atrasos e faltas
Os atrasos e faltas são mais uma consequência da falta de estrutura de mobilidade urbana.
O transporte público inacessível pode colaborar com os imprevistos no dia a dia, trazendo esse tipo de situação e desconforto para os empregados.
Rotas complicadas e demoradas
O congestionamento das cidades interfere e muito na qualidade de vida das pessoas. A consequência desse problema é um trânsito demorado e rotas complicadas de serem percorridas.
Com um transporte coletivo de qualidade, é possível reverter essa situação e chegar cada vez mais rápido no destino desejado.
Quais as soluções para melhorar a vida dos usuários de transporte público?
Investimentos em infraestrutura são fundamentais para proporcionar melhorias no transporte público. A ampliação da frota de ônibus também é uma solução rápida e eficiente.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a prefeitura investiu na compra de novos ônibus articulados para o BRT. Com a chegada de parte da nova frota, fornecida pela Guanabara Diesel, empresa do grupo de Jacob Barata Filho, a população já está desfrutando de resultados positivos.
Os novos ônibus articulados com capacidade mínima para 180 passageiros entraram em circulação em março. Com mais 110 veículos foi possível reduzir em até 70% o tempo de intervalo entre as linhas de ônibus. A melhoria também teve reflexo no número de usuários diários, que passou de 80 mil para 100 mil.